INVEJA, A TERRÍVEL OBRA DA CARNE





Vejam a definição de inveja, de acordo com a Wikipédia,a enciclopédia livre.
 Inveja ou invídia é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser).
 A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual. Além disso, pode ser considerada um sintoma em certos transtornos de personalidade, como na Síndrome de Borderline, no Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva e no Transtorno de Personalidade Narcisista.

A inveja é o acúmulo de dor diante do sucesso do próximo, é um sentimento que não cessa enquanto não conseguir aquilo que traz felicidade para o outro, ou ficar em sua posição, cargo ou algo semelhante.
Alguém para conseguir executar com bom exito, os seu planos mediante a inveja, é capaz de qualquer coisa, existem vários exemplos na história da humanidade, de pessoas que alimentaram este terrível mal, e conseguiram benefícios, bens materiais e posições de má-fé.
 E infelizmente este mal (inveja) existe contra os escolhidos de Deus , inúmeras passagens bíblicas mostram pessoas com esta terrível natureza, agindo desta forma.
 Toda inveja deve ser cortada pela raiz, tanto de quem sente, como também daqueles que percebem este mal na vida do seu irmão. Pois quem tem discernimento espiritual conhece quem tenta de todas as forma possuir ou ser o que não poderia.
Em 1Reis 2 fala que um rei chamado Acabe gostaria de possuir uma vinha do seu vizinho, por nome de Nabote, notamos que ele tinha o desejo de adquiri-la, tudo estava normal, pois desejar algo não quer dizer ter inveja, mas como diz a definição que, quando este desejo ele é ultrapassado, permitindo possui-la sem o consentimento do próximo e lhes trazendo prejuízo e dores, é considerado inveja.
Acabe primeiramente ele pede a vinha a Nabote, sem sucesso ele agora fala em trocar a vinha, e mais uma vez sem conseguir ele queria comprá-la, mas Nabote explica que não poderia aceitar estas propostas pois era uma herança dos seus pais.
Agora o rei Acabe passa as informações a sua esposa Jezabel, que não cortou o mal (inveja) pela raiz, mas fez o contrário, se juntou com Acabe e maleficamente planejou algo contra o inocente Nabote. 
Depois conseguiram duas testemunhas falsas, que eram filhos de Belial, que não cortaram também o mal pela raiz, mas apoiaram os invejosos de Samaria.
Nabote foi morto apedrejado, e tudo começou pela inveja de alguém que não possuía o controle de Deus, Jezabel prometeu que o rei voltaria a sorrir, pois ele se encontrava muito triste e sem querer se alimentar, vejam até que ponto a maligna da inveja fornece aos seus alimentadores.
Mas a alegria do rei durou pouco e de seus apoiadores, ele não teve muito tempo de usufruir daquilo que não era seu, pois Deus envia um profeta chamado Elias avisar que estava vendo tudo.
 Se alguém está de olho na tua vinha, lembre-se que Deus está de olho no(a) invejoso(a).
Assim como José do Egito que também foi alvo de inveja, e seus irmão planejaram algo contra ele, Deus agiu e o exaltou e permitiu ele sentar-se no trono, porque José diferente dos seus irmãos estava na vontade e dispensação do Senhor nosso Deus.
O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos dizendo: Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que pranteiam. Vivei em concórdia entre vós. Não sejais arrogantes, mas adotai um comportamento humilde para com todos. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. A ninguém devolvei mal por mal. Procurai proceder corretamente diante de todas as pessoas. Empreendei todos os esforços para viver em paz com todos. Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor. (Romanos 12:14-19)

Vejam algumas passagens bíblicas que falam da terrível inveja.


“Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve INVEJA de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão eu morro” (Gênesis 30: 1).

“Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim. Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti? Seus irmãos, pois, o INVEJAVAM; mas seu pai guardava o caso no seu coração” (Gênesis 37: 9-11).

“Pois a dor destrói o louco, e a INVEJA mata o tolo” (Jó 5: 2).

“Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem. Pois eu tinha INVEJA dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios” (Salmos 73: 1-3).

“E tiveram INVEJA de Moisés no acampamento, e de Arão, o santo do Senhor” (Salmos 106: 16).

“O coração tranqüilo é a vida da carne; a INVEJA, porém, é a podridão dos ossos” (Provérbios 14: 30).

“Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à INVEJA? Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos” (Provérbio 27: 4-6).

“Também vi eu que todo o trabalho e toda a destreza em obras, traz ao homem a INVEJA do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito” (Eclesiastes 4: 4).

“Portanto, estando o povo reunido, perguntou-lhe Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás ou Jesus, chamado o Cristo? Pois sabia que por INVEJA o haviam entregado” (Mateus 27: 17,18).

“Ao que Pilatos lhes perguntou: Quereis que vos solte o rei dos judeus? Pois ele sabia que por INVEJA os principais sacerdotes lho haviam entregado. Mas os principais sacerdotes incitaram a multidão a pedir que lhes soltasse antes a Barrabás” (Marcos 15: 9-11).

“Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de INVEJA. E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública” (Atos 5: 17,18).

“Mas os judeus desobedientes, movidos de INVEJA, tomando consigo alguns homens perversos, dentre os vadios, e, ajuntando o povo, alvoroçavam a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, os procuravam para entregá-los ao povo” (Atos 17: 5).

“No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Mas os judeus, vendo as multidões, encheram-se de INVEJA e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava” (Atos 13: 44,45).

“Porque ainda sois carnais: pois, havendo entre vós INVEJA, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (I Coríntios 3: 3).

“Verdade é que também alguns pregam a Cristo por INVEJA e porfia, mas outros o fazem de boa mente” (Filipenses 1: 15).

“Porque onde há INVEJA e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa” (Tiago 3: 16).

Dc. Adriano Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário