TRIFENA E TRIFOSA


   Em Romanos 16.12a está escrito "Saudai Trifena e Trifosa, mulheres que se dedicam arduamente ao trabalho do Senhor."
   O apóstolo Paulo nesta carta menciona estas duas mulheres, uma por nome de Trifena e outra por nome de Trifosa, mas afinal quem foram estas duas mulheres, pois a única citação das duas está neste versículo.
  Na verdade os nomes Trifena e Trifosa são nomes gregos, nomes adotados por romanos, onde os seus significados são Delicada e Mimosa, e nomes semelhantes eram colocados em irmãos(ãs) gêmeos(as), já alguns documentos ligados ao palácio de César apontam para uma Trifosa. Isto dar a entender que elas deveriam ser de famílias nobres. Já Trifena é mencionada em um livro do segundo século, chamado Atos de Paulo. Que não foi escrito por o Apóstolo Paulo, mas alguém que escreveu sobre a vida dele. Diz que ela era uma rainha que mostrou bondade com Tecla, em Antioquia da Pisídia. E houve também uma rainha chamada Trifena, que era sobrinha do imperador Cláudio. Com isso entendemos que trinta anos depois de Cristo já haviam cristãos no palácio imperial, como é o caso das gêmeas Trifena e Trifosa.
   Observem que os nomes Trifena e Trifosa por se tratarem de nomes gregos, não são nomes populares, comum na nossa região, não devemos julgar alguém pela aparência ou pelo o nome, vejam a qualidade dos seus significados, Delicada e Mimosa.
   Aprendemos também que o Evangelho de Cristo ele deve ser pregado a todas as classes sociais, pois as vezes enxergamos algum tipo de barreira, quando alguém tem uma grande posição na sociedade ou possui muitos bens, mas todos precisam se converter ao Senhor, independente quem sejam e o que possuem.
   E quando Paulo cita na carta, que Trifena e Trifosa se dedicam arduamente ao trabalho do Senhor,
compreendemos que elas eram mulheres nobres, mas o seu coração tinha a Deus em primeiro lugar, quantos que se orgulham com o que é, e o que quer ser, com o que tem e o que quer ter, e se esquecem do seu compromisso com a obra do Senhor, independente de tudo, DEUS em primeiro lugar. 

Dc. Adriano Marinho

4 comentários:

  1. Sou bem curiosa a respeito da vida dessas duas mulheres,porque se o apóstolo Paulo fez referência aos seus nomes, certamente elas eram importantes, e de grande valor para o corpo de Cristo, e o Reino de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o significado do nome e pelo que Paulo falou ,da entender que eram mulheres que faziam jus ao nome.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito em saber o significado dos nomes

    ResponderExcluir